Uma vez tive a oportunidade de assistir a uma palestra do educador espanhol Álvaro Marchesi. Durante sua brilhante explanação e dividindo conosco sua experiência na Secretaria de Educação da Espanha, Álvaro nos brindou com o seguinte raciocínio: “Se quer ter bom desempenho em Português, leia. Se quer ter bom desempenho em Ciências, leia. Se quer ter bom desempenho em Matemática, leia…”
Essas afirmações foram amplamente defendidas e demonstradas ao longo de sua fala e isso ficou martelando na minha cabeça mais do que tudo. Realmente, a leitura e a capacidade de compreender o que está sendo lido está na raiz de todo processo de aprendizagem e também e principalmente, em todo processo de interação com a sociedade. Quem lê consegue compreender o mundo e também consegue expressar-se nele, interagindo e interferindo nele, portanto.
A partir dessa experiência passei a desenvolver estratégias para levar o livro e a leitura às últimas consequências, oferecendo oportunidades de leitura para o maior número possível de crianças e jovens. Sinto que estou oferecendo uma oportunidade, uma janela por onde as pessoas podem olhar e interagir com o que veem.
Meus livros oferecem para as crianças uma oportunidade de contato simplificado com o conhecimento. São como pequenas centelhas que podem despertar o desejo de saber mais, de ler mais, de conhecer cada vez mais o mundo e seus muitos encantos.
Maria Gargalhada é uma menina muito alegre e popular na escola. Só que ela não percebe uma coisa muito chata que acontece à sua volta: nenhum colega fica à vontade quando ela está por perto.
Se por acaso alguém, sem querer, dá um fora, comete um pequeno deslize ou fala uma resposta errada, ela não se controla, logo aponta o colega e começa a dar risada. Claro que isso acaba contagiando os outros, e todo mundo cai na gargalhada. Acontece que, certo dia, vai ser a vez dela de levar seu tropeção… A partir daí, como é que fica a Maria Gargalhada?
Fazer, criar e resolver as coisas. É disso que se trata a robótica. É sobre isso que falamos no livro ABC da robótica. Em 26 verbetes principais, um para cada letra do alfabeto, falamos sobre componentes, conceitos, contamos histórias e desafiamos nossos pequenos leitores a entrar neste mundo, botar a mão na massa e inventar robôs e traquitanas usando a imaginação e a tecnologia como matéria prima.
Acreditamos que a tecnologia é para todos e saber seus macetes e segredos torna os meninos e meninas capazes de fazer grandes e pequenas descobertas. Afinal, eles serão os inventores do nosso mundo no futuro. Que façam um mundo melhor e mais divertido também.
O Senhor Lin é um homem muito sábio e preocupado com o nosso planeta. Por isso ele se ocupa de consertar tudo. Conserta tudo que está quebrado para que nada seja descartado. Ele é muito criativo e engenhoso. Transforma as coisas que não funcionam mais e algo útil para alguém. Ele transformou sua preocupação com o planeta em ação.
O Senhor Lin é dessas pessoas que fazem acontecer. Todo mundo conhece alguém assim! Um avô, um pai, uma mãe, sempre prontos para dar um jeito nas coisas ao invés de jogar no lixo. São pessoas que dão valor às coisas. Dão valor aos recursos do nosso planeta! É sobre isso, o livro O senhor Lin conserta tudo. É sobre criatividade, sustentabilidade, respeito e responsabilidade.
O ABC dos Direitos Humanos é uma obra educativa que apresenta de forma acessível e didática os princípios fundamentais dos direitos humanos. Através de uma linguagem simples e ilustrações envolventes, o livro é direcionado principalmente para o público infantojuvenil, com o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre a importância do respeito e da igualdade.
Dulce Seabra e Sérgio Maciel utilizam uma abordagem pedagógica para facilitar o aprendizado, promovendo uma reflexão crítica sobre os direitos e deveres de cada cidadão. O livro não só informa, mas também inspira os jovens leitores a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, defendendo e promovendo os direitos humanos.
Com 48 páginas, o ABC dos Direitos Humanos é um recurso valioso para pais, educadores e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, proporcionando uma base sólida de conhecimento e incentivando o debate e a reflexão sobre questões fundamentais da cidadania e da convivência democrática. Nas páginas finais do livro, os leitores encontram a íntegra dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Livro selecionado por: Secretaria de Educação de São Paulo, Instituto Ayrton Senna, Secretaria de Educação de Curitiba, Secretaria de Educação de Macapá, Secretaria de Educação de Fortaleza.
Versões em outros idiomas:
Os autores conduzem nossos passos junto com Abaré, um menino indígena, durante seu passeio pela floresta onde interage com diversos animais da nossa fauna. O texto mostra as particularidades e diferenças dos habitantes da mata, revelando às crianças segredos que só com atenção e curiosidade podemos conhecer!
O nosso pequeno herói observa e imita os movimentos dos animais que encontra no caminho. Como faz a borboleta? E o jabuti, como é que faz? Nessa divertida brincadeira, Curumim Abaré vai descobrindo os animais da floresta e descobre também suas habilidades físicas e motoras e, de quebra, descobre suas limitações também.
O livro também tem uma edição especial bilíngue Português/Nheengatu, uma das principais línguas dos nossos povos originários. Isso porque gostaríamos que também as crianças indígenas pudessem ler e se divertir com o nosso Curumim.
Livro selecionado por: Secretaria de Educação de Belo Horizonte, Instituto Ayrton Senna, Prefeitura de Recife, Secretaria de Educação de Florianópolis e Secretaria de Educação de Fortaleza.